Conselho de Ministros aprova decreto que classifica canhões do Arade como ‘Tesouro Nacional’

Os dez canhões do Arade, provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada na Ponta do Altar, frente a Ferragudo, foram classificados como conjunto de interesse nacional, com a designação de ‘Tesouro Nacional’, durante o último Conselho de Ministros dedicado à Cultura, tendo o respetivo decreto sido publicado a 22 de abril.


(…)
O resgate das dez bocas-de-fogo em bronze recolhidas ao largo da Ponta do Altar teve lugar entre 1992 e 2006, encontrando-se três exemplares patentes no Museu de Portimão, enquanto os outros sete estão depositados na coleção do Centro Nacional de Arqueologia Subaquática, em Lisboa.
O conjunto agora qualificado como de interesse nacional está associado ao contexto de naufrágio de um navio eventualmente ao serviço da coroa espanhola, o qual terá ocorrido durante o período da União Ibérica, que se verificou entre 1580 e 1640.
(…)
A classificação de ‘Tesouro Nacional’ é o grau mais elevado atribuível a uma peça museológica, conferindo a cada um dos canhões o estatuto de peça móvel mais importante da região e uma das mais significativas de todo o país, tendo esta determinação sido publicada em Diário da República no passado dia 10 de março.
(…)

+ INFO AQUI

Municípios