No ano em que se celebra o centenário da cidade, Portimão também será a capital europeia dos museus, acolhendo entre 1 e 4 de maio a conferência anual e a cerimónia de entrega dos Prémios EMYA - European Museum of the Year Award 2024, considerados a mais prestigiada distinção na área da museologia europeia.

As inscrições para participar no evento já se encontram abertas, devendo os interessados registar-se para o efeito até 21 de abril.

+ INFO em https://vivaportimao.pt/noticias/noticia?idNoticia=1047

 

O município de Vila do Bispo adquiriu uma viatura e um equipamento de limpeza e desobstrução de coletores para reforçar a capacidade de resposta às solicitações de entupimentos e manutenção dos coletores.

A nova viatura e o respetivo equipamento, que representa um investimento total de 84.622,77 €, vem complementar o serviço prestado pelo camião limpa-fossas, permitindo, pela sua dimensão mais reduzida, chegar mais facilmente a ruas do concelho onde o acesso é mais difícil.

+ INFO em: https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/25177/municipio-investe-em-equipamentos-de-saneamento.aspx

 

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 16h00, que o Edifício Paços do Concelho Séc. XXI recebe a cerimónia de entrega de prémios e a exposição de trabalhos a realizar no âmbito da 3.ª Edição do Prémio de Arquitetura do Algarve. A iniciativa é da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos e visa promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve.

+INFO em https://www.cm-lagos.pt/municipio/noticias/11994-lagos-vai-acolher-cerimonia-do-premio-de-arquitetura-do-algarve

 

A intervenção, que teve início no mês de abril, corresponde à 2.ª fase - Componente 2 da empreitada e vai intervir nas acessibilidades e estacionamentos, prolongamento do circuito de passadiços, criação de miradouros seguros, melhoria da iluminação pública e promoção da requalificação paisagística da área envolvente. A obra envolverá condicionamentos de circulação automóvel na via.
Considerado um dos troços mais emblemáticos da costa portuguesa, a intervenção passa pelas estratégias da autarquia em conservar e valorizar aquele que é também um dos ex-libris do concelho de Lagos. A beleza única da paisagem deste troço de costa e as infraestruturas que, no local, estão a ser criadas têm atraído cada vez mais visitantes. De acordo com os números apurados pelo sistema instalado aquando da execução da 1.ª fase de intervenção, mais de 1,8 milhões de pessoas já passearam nos passadiços da Ponta da Piedade.

+ INFO em https://www.cm-lagos.pt/municipio/noticias/10900-avanca-a-requalificacao-e-valorizacao-do-troco-de-costa-entre-o-farol-da-ponta-da-piedade-e-a-praia-do-pinhao

 

Em reunião de Câmara decorrida a 4 de abril, tomou posse a nova vereadora, Dora Guerreiro, eleita pelo Partido Socialista. Efetiva-se, desta forma, a substituição de Fernando Santana que tinha renunciado ao mandato, em virtude de aposentação, para o qual estava eleito pela mesma força política.

Dora Guerreiro, vereadora a tempo inteiro e vice-presidente, fica responsável pelos pelouros da Divisão de Desenvolvimento Municipal e da Divisão de Obras Municipais. A primeira engloba os pelouros da Cidadania e as Atividades, áreas que abrangem a ação social, a habitação, a educação, a saúde, o emprego, a segurança e os transportes, assim como a cultura, o desporto e juventude, o associativismo, o turismo, a investigação, o património natural e cultural, a agricultura e pescas e o ambiente. Já a segunda inclui a Gestão de Projetos e Execução de Empreitadas que compreende o cadastro, projeto, a eficiência energética, as empreitadas e a fiscalização.

+ INFO em https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/14857/dora-guerreiro-e-a-nova-vereadora-da-camara-municipal-de-vila-do-bispo.aspx

 

Municípios