A Câmara Municipal de Monchique está a promover o Prémio de Ideias de Negócio ‘Monchique criativo e empreendedor”. (…)
Tendo presente uma nova realidade e consciente que esta pandemia trouxe consigo restrições, principalmente a nível de rendimentos familiares, o Município incentiva a criação e o desenvolvimento de ideias de negócio, apoiando a dinamização económica do concelho.

Das crises surgem as oportunidades e, é com esta premissa e com este ensejo que a Câmara Municipal de Monchique lança e promove este prémio e espera que novas oportunidades possam surgir mesmo perante restrições, receios e incertezas e que se possam aproveitar as alterações de comportamento face à pandemia, para redesenhar novos projetos. A era digital está para ficar e espera-se que esta nova tendência seja uma alavanca de novas ideias, de criação e empreendedorismo. (…)

O prazo para apresentação de candidaturas é de 1 a 31 de março, e podem ser entregues na Câmara Municipal de Monchique ou enviadas por correio registado com aviso de receção, desde que o carimbo de entrada nos CTT não ultrapasse o prazo limite atrás mencionado.

+ INFO AQUI

 

 

Atualmente a funcionar no Centro Cultural de Lagos, a Fábrica do Empreendedor é um projeto cofinanciado pelo CRESCALGARVE2020, Portugal 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, em que a SEA - Agência de Empreendedores Sociais é o promotor e a autarquia lacobrigense o investidor social. Apresenta-se como um espaço de acesso gratuito, a empresas, instituições e particulares, no apoio em áreas de emprego, formação/qualificação, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras, dinamização de Projetos de intervenção comunitária e animação territorial que visam a promoção de comunidades sustentáveis. Empresas e Instituições locais podem usufruir de diversos serviços, nomeadamente nos seus processos de recrutamento e seleção, no suporte a candidaturas a medidas de apoio à contratação, nos processos de formação ou na expansão dos seus próprios negócios.

Realizadas com a participação das Juntas de Freguesia de Lagos, as sessões de apresentação da Fábrica do Empreendedor de Lagos a toda a comunidade decorrerão nos dias 8 de março (15h30) e 10 de março (18h00).
(…)

+ INFO AQUI

 

Dando continuidade à preservação das tradições tão diversificadas do concelho, o Município de Silves lança mais um desafio aos seus munícipes, desta feita dirigido a todos aqueles que gostem de recordar e saibam provérbios, lengalengas, expressões, adivinhas e costumes, entre outros, “Na ponta da língua”.

Começou como ideia apresentada ao Orçamento Participativo Portugal 2018 e transformou-se em projeto vencedor a desenvolver na região do Algarve por um período de dois anos, mas foi mais recentemente que o mesmo começou – nas palavras da entidade promotora – a dar os primeiros voos, através da assinatura do protocolo de colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta. 

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) acaba de atribuir a 13 escolas do concelho de Lagoa o Galardão Eco-Escolas 2020. O Agrupamento de Escolas Rio Arade (AERA) distinguiu-se ainda como o único Eco-Agrupamento do Algarve. (…)
Lagoa posicionou-se como o concelho algarvio com mais escolas galardoadas, num total de 13 (treze). O AERA, um dos dois Agrupamentos de Escolas existentes no concelho de Lagoa, recebeu ainda o certificado reservado aos Agrupamentos onde todas as escolas são Eco- Escolas.

O Município de Lagoa tem desenvolvido com a ABAE, nos últimos anos, uma parceria no âmbito da Educação para a sustentabilidade ambiental, tema que Lagoa elegeu como marca do biénio de 2020/21. A ABAE é uma Organização Não Governamental (ONG) com intervenção em 77 países, especializada em educação para a sustentabilidade.
(…)
«Apesar dos condicionalismos associados ao encerramento físico das escolas no final do ano letivo transato, os estabelecimentos da rede pública (Agrupamentos de Escolas ESPAMOL e AERA) e da rede privada (Nobel Internacional School), empenharam-se no cumprimento da metodologia Eco-Escolas e foram capazes de levar o programa até ao fim, nomeadamente através do incentivo ao desenvolvimento de diversas atividades em casa. A distinção é assim bem merecida por docentes, alunos, pais/encarregados de educação, técnicos da autarquia e todos os agentes educadores envolvidos», frisou Luís Encarnação, presidente do Município de Lagoa.

+ INFO AQUI

 

Foi concluída mais uma importante obra da responsabilidade da autarquia de Aljezur, a obra do Pontão Pedonal sobre a Ribeira de Aljezur. O executivo da Câmara, no dia 29 de outubro, abriu ao público num acto simbólico esta infraestrutura. Esta obra é de extrema importância e muito aguardada pela população, que todos os dias atravessam a ponte viária em Aljezur. Esta nova infraestrutura, que teve um custo de cerca de 200 mil euros, vem assim permitir mais e melhor mobilidade para os peões e acima de tudo, garantir mais e melhor segurança para os mesmos, assim como melhorar a fluidez do trânsito na ponte viária.
(…)

Esta obra enquadra-se numa série de investimentos previstos para esta zona ribeirinha, que sofreu obras recentemente concluídas, dando mais qualidade a esta área da vila de Aljezur. Foi ainda aprovada recentemente, uma candidatura ao Fundo Ambiental, para uma intervenção ao longo da ribeira de Aljezur.

+ INFO AQUI

 

Municípios