A Câmara Municipal de Lagos instituiu o “CLAIM Itinerante Terras do Infante”, em colaboração com a Câmara Municipal de Aljezur e com a Câmara Municipal de Vila do Bispo, o qual visa alargar a implementação da Rede CLAIM (Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes) ao espaço geográfico de todos os municípios que integram a associação de município Terras do Infante.

A descentralização e aproximação deste serviço às populações tem como objetivo facilitar a integração da população migrante, uma vez que esta estrutura facilita o acesso à informação sobre os direitos aplicáveis, os processos de regularização e das respetivas famílias, entre outras matérias críticas para quem abandona o país de origem e decide fixar-se num território desconhecido à procura de melhores condições ou um novo rumo de vida.

+ INFO em https://www.cm-lagos.pt/municipio/noticias/12167-claim-itinerante-pode-passar-a-servir-as-terras-do-infante_12167

 

O Festival do Perceve de Vila do Bispo, este ano, é mais cedo. Realiza-se nos dias 7, 8 e 9 de junho, ao invés de no mês setembro como sempre aconteceu.Na sua décima edição, o festival traz esta novidade decidida pela organização para adaptar o calendário do evento ao período mais propício à apanha dos perceves. (…)

O Festival do Perceve 2024 terá lugar junto à Escola Básica de São Vicente, em Vila do Bispo, e pretende sobretudo promover um dos maiores ativos gastronómicos da região, dinamizar a economia, animar a comunidade local e atrair novos visitantes.

+ INFO em https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/25241/x-festival-do-perceve-de-vila-do-bispo-2024.aspx

 

A Câmara Municipal inicia na próxima terça-feira um primeiro ciclo de reuniões extraordinárias e descentralizadas nas freguesias no âmbito da iniciativa “PODER LOCAL DE PROXIMIDADE”.

A iniciativa, que cumpre uma proposta eleitoral constante do programa do Partido Socialista nas Autárquicas de 2021, consiste na realização de reuniões de natureza extraordinária e descentralizadas em cada uma das três freguesias do concelho, onde se pretende apresentar e acompanhar as obras e atividades municipais, bem como ouvir o respetivo presidente de Junta de Freguesia e contactar com a população.

Este primeiro ciclo surge no mês em que se celebra o cinquentenário do “25 de Abril” e da instalação do Regime democrático em Portugal, do qual o Poder Local é porventura uma das maiores marcas.

+ INFO em https://cm-monchique.pt/pt/noticias/24445/poder-local-de-proximidade-camara-municipal-descentraliza-reunioes.aspx

 

No ano em que se celebra o centenário da cidade, Portimão também será a capital europeia dos museus, acolhendo entre 1 e 4 de maio a conferência anual e a cerimónia de entrega dos Prémios EMYA - European Museum of the Year Award 2024, considerados a mais prestigiada distinção na área da museologia europeia.

As inscrições para participar no evento já se encontram abertas, devendo os interessados registar-se para o efeito até 21 de abril.

+ INFO em https://vivaportimao.pt/noticias/noticia?idNoticia=1047

 

O município de Vila do Bispo adquiriu uma viatura e um equipamento de limpeza e desobstrução de coletores para reforçar a capacidade de resposta às solicitações de entupimentos e manutenção dos coletores.

A nova viatura e o respetivo equipamento, que representa um investimento total de 84.622,77 €, vem complementar o serviço prestado pelo camião limpa-fossas, permitindo, pela sua dimensão mais reduzida, chegar mais facilmente a ruas do concelho onde o acesso é mais difícil.

+ INFO em: https://www.cm-viladobispo.pt/pt/noticias/25177/municipio-investe-em-equipamentos-de-saneamento.aspx

 

Municípios