Desde 01 de abril, o Município de Lagoa passou a assumir competências do estado, nomeadamente, os serviços que estavam afetos ao Instituto de Segurança Social, I.P., tais como o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social, bem como a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). (…)

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, a atribuição de um apoio financeiro à Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, no valor de 4 mil euros. Esta verba destina-se a apoiar a associação, fazendo face aos constrangimentos que atravessa e permitindo assegurar a sua continuidade e funcionamento.

A Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio é constituída por cerca de 60 associados, sendo 70% das embarcações do porto de Lagos. A mesma presta um apoio de grande importância aos armadores e pescadores, revelando-se de inestimável interesse estratégico para a pesca artesanal, para o município de Lagos e para o barlavento algarvio.

+ INFO AQUI

 

Nos passados dias 20 e 22 de dezembro de 2021 decorreu a votação para a eleição da nova Presidência à Rede de Autarquias Participativas - plataforma de colaboração entre Municípios portugueses, que reúne atualmente 54 membros, da qual o Município de Lagoa é membro desde 2018 - sendo que a lista vencedora e única candidata ao processo eleitoral é presidida pelo Município de Valongo, juntamente com Lagoa e os Municípios de Braga, Funchal, Fundão, Guimarães, Lagoa – Açores, Lourinhã, Maia, Mealhada, Odemira, Torres Vedras e a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, na qualidade de Vice-Presidentes.

Lagoa continua empenhada neste trabalho em rede, no sentido de melhoria continua das dinâmicas participativas no seu território, onde se visa ampliar e melhorar as práticas de cidadania e o diálogo produtivo entre os vários agentes sociais para instigar à inovação, à criatividade e à participação proactiva da e para a comunidade.

+ INFO AQUI

 

O concelho de Silves é o único a sul do Tejo que irá constituir Áreas Integradas de Gestão da Paisagem – AIGP, num total de 47 candidaturas aprovadas a nível nacional. A constituição resulta de três candidaturas apresentadas pela autarquia para a criação das AIGP Vale do Odelouca, AIGP Falacho Enxerim e AIGP Nova Serra.
As mesmas mereceram aprovação do Governo, tendo sido alvo de assinatura de contratos programa no passado dia 19 de julho, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro.
(…)

+ INFO AQUI 

 

Foi inaugurado o “Centro Escolar da Luz, Lagos”. É o culminar de uma empreitada municipal de 3.1 milhões de euros que mereceu cofinanciamento do FEDER no âmbito do programa operacional CRESC Algarve 2020. O novo espaço escolar - previsto na Carta Educativa de Lagos - apresenta condições de estrutura e funcionalidade que permitem satisfazer as exigências da “escola a tempo inteiro”, proporcionando o acolhimento educativo dos alunos, com valências pedagógicas, socioeducativas e culturais, características dos centros escolares.
(…)
O novo equipamento foi edificado numa parcela de terreno municipal situada num ponto central, o que permite um acesso rápido a todos os aglomerados urbanos da freguesia, aspeto importante, uma vez que com a sua entrada em funcionamento serão desativadas as antigas EB1 da Luz e EB1+JI de Espiche.

+ INFO AQUI   

 

Municípios