Município de São Brás de Alportel inicia projeto-piloto PAYT – “Pague apenas o lixo que produz”

O Município de São Brás de Alportel dá mais um passo inovador na área do ambiente com a implementação do novo projeto-piloto PAYT (Pay as You Throw) “Pague apenas o lixo que produz”, que tem início este mês de setembro em algumas urbanizações da vila.


A primeira fase do projeto que vai permitir analisar e avaliação da tarifa que atualmente se encontra em vigor relativa à deposição de resíduos urbanos abrangerá a Urbanização Fonte da Pedra, a Urbanização Xanabus e prédios vizinhos e a Rua Virgínia de Passos, totalizando 156 consumidores.

Cada consumidor/ agregado familiar vai ter uma chave de acesso e identificação que permite desbloquear as tampas dos contentores destinados à deposição de resíduos urbanos indiferenciados e dos ecopontos onde vão ser depositados os resíduos. Este processo permitirá avaliar a quantidade de resíduos depositados por chave de acesso.
(…)

O projeto resulta de uma candidatura submetida pelo Município ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Fundo de Coesão e que foi aprovada e apoiada em 85%. O projeto tem um investimento total de 170.459,65 euros.

+ INFO AQUI

 

 

Municípios