BOOK POINT – LIVROS EM VIAGEM

Assunção Constantino e Mariana Rego (Biblioteca Municipal Vicente Campinas de Vila Real de Santo António)

“Book point” é um projeto da BIBAL - Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve iniciado em 2017. O projeto traduz-se na disponibilização de pontos de acesso ao livro e consequentemente à leitura. Estes pontos caracterizam-se pela variedade de formas e multiplicidade de locais onde existem, no território de cada município. Não existem pois somente na proximidade dos edifícios das bibliotecas municipais, mas também em locais diversificados incluindo neles alguns outros espaços públicos.

Pretende-se que, em todos estes pontos, a informalidade da partilha dos livros seja uma constante. Desta forma, qualquer pessoa pode livremente levá-los e também aí deixar os seus, contribuindo para o incremento do projeto.

Deseja-se que a forma descomprometida de funcionamento, destes “Book points”, contribua para a conquista de novos públicos para a leitura. Em particular para os muitos turistas que visitam a nossa região, o dispensar da devolução das obras é particularmente atrativo.

Este projeto é possível graças às inúmeras doações, provenientes de particulares, que as bibliotecas recebem. De entre os livros recebidos muitos não são passíveis de vir a integrar o acervo documental da respetiva biblioteca, entre outras causas, pelo elevado número de exemplares já existentes de uma mesma obra. Estes livros, nas mais diversas línguas, passaram assim a ter um fim útil e a ganhar uma nova vida na mão de leitores de todas as partes, de cada concelho do Algarve, de Portugal e do mundo.

Neste momento, o projeto encontra-se já implementado pela quase totalidade das bibliotecas municipais do Algarve.

A título de exemplo, no concelho de Vila Real de Santo António, este projeto fez já viajar mais de 13.500 livros, ao longo dos três anos de funcionamento, nos seis pontos existentes.

Apesar de toda a gestão necessária à renovação constante das existências em cada ponto e de alguma, indispensável, ocupação de recursos humanos nessa preparação, o “Book point” é um projeto com o qual nos podemos congratular. Sendo uma iniciativa que contribui para a própria consecução dos objetivos inerentes às bibliotecas, na disponibilização do acesso à informação e ao conhecimento da população independentemente de idade, sexo, língua, nacionalidade ou condição social, contribui, ainda, para além das paredes da biblioteca, para a aprendizagem contínua e a fruição cultural indispensáveis ao exercício de uma cidadania ativa e consciente.

Artigos dos membros da BIBAL