A IMPRENSA DO ALGARVE À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE COM A NOVA HEMEROTECA DIGITAL DO ALGARVE

Patrícia de Jesus Palma (Investigadora integrada do CHAM-Centro de Humanidades/ Coord. científica da Hemeroteca Digital do Algarve)

A Hemeroteca Digital do Algarve é a nova plataforma tecnológica que permite, ao utilizador da rede em linha, aceder, num único ponto, gratuitamente e sem restrições de horários, à colecção de jornais, revistas, boletins e outros periódicos produzidos no Algarve desde 1810 até 1960. 

A ideia partiu de Luís Manuel Mendes Guerreiro (1960-2017), que encontrou nas potencialidades do digital a hipótese de formar uma coleção dos jornais e revistas que se encontravam dispersos por vários museus, arquivos e bibliotecas do país e também na posse de particulares. Em período anterior, também António Rosa Mendes (1954-2013) tinha manifestado o desejo de reunir no Algarve todo este acervo. O projeto, pensado por Luís Guerreiro na versão digital, foi apresentado a votação no Orçamento Participativo de Portugal de 2017, obtendo o financiamento necessário para a concretização.

Com gestão da Direcção Regional de Cultura do Algarve e execução da Biblioteca da Universidade do Algarve, o projeto contou com diversos parceiros que a fase de levantamento hemerográfico permitiu identificar. Em rigor, foram muitas as bibliotecas que permitiram materializar esta nova coleção, sendo tão importante a que reunia o maior número de exemplares, quanto a que guardava um exemplar único. Ainda assim, a Biblioteca Nacional de Lisboa teve um papel decisivo, pois não só é a guardiã da maioria dos títulos, como é também a instituição que lidera o esforço agregador de projetos digitais nacionais, com o conhecimento normativo e técnico mais adequado.

A Hemeroteca Digital do Algarve não é a história da imprensa no Algarve. É a criação de uma ‘biblioteca’ de jornais e revistas referentes ao Algarve, criada e acessível em suporte digital, que trará decisivos contributos tanto para a história da imprensa, como de todos os outros domínios abordados nas mais de 200. 000 páginas de mais de 400 títulos de publicações periódicas agora disponíveis.

A Hemeroteca Digital do Algarve é, pois, um novo recurso cultural que conduzirá a novo conhecimento sobre o Algarve e sobre as suas interações com o mundo ao longo do tempo. 

Saiba mais, consulte e colabore em http://hemeroteca.ualg.pt/ 

Artigos dos membros da BIBAL