HISTÓRIA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

Rita Moreira (Biblioteca Municipal de Loulé)

Foi a 27 de outubro de 1960 que a então vila de Loulé assistiu ao nascimento da sua primeira Biblioteca Pública.

Este importante serviço foi fruto de uma colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian que, após ter ocupado vários espaços, fixou-se na Rua José Afonso, num edifício construído de raiz, financiado pela atual DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Câmara Municipal de Loulé. 

O novo edifício inaugurou a 29 de dezembro de 2001 e abriu portas a 08 de março de 2002.

O fundo documental que, até então, pertencia à Fundação Calouste Gulbenkian, foi doado à nova Biblioteca Municipal e integrado. Com a mudança para o novo edifício, foi deliberado atribuir o nome de Sophia de Mello Breyner Andresen à Biblioteca Municipal, com o objetivo de prestigiar a escritora. Entretanto, a Biblioteca Municipal tem-se desdobrado por algumas extensões, para se aproximar da população, encontrando-se em funcionamento o Polo de Salir, o Polo de Quarteira, o Polo de Alte e a Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel). Muito brevemente, ainda em 2024, abrirá portas o Polo da Biblioteca em Almancil, inserido no Pavilhão Multiusos. Novos projetos em fase de planeamento e conceção. 

O edifício da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen é constituído por cave, rés-do-chão e 1º piso. Na cave funcionam as zonas de depósito. No rés-do-chão encontra-se a receção, o serviço de fotocópias e impressão de documentos, a sala polivalente e átrio, a área de periódicos, a área audiovisual, o jardim e uma área de acesso reservado constituída por gabinetes de trabalho e sala de tratamento documental. No 1º piso a área adulto, a área infantojuvenil, a bebéteca, o ateliê de expressão plástica e o cantinho da hora do conto.

Inaugurado a 30 de abril de 2005, o Polo da Biblioteca em Salir conta com um fundo de cerca de 6.400 títulos, repartidos entre material livro e material não-livro.

O Polo encontra-se repartido por três espaços distintos, destinados a leitura presencial de adultos (fundo livro e periódicos), infantojuvenil e audiovisuais (em que se incluem dois postos de audição/visualização e também três computadores com acesso à internet e consulta no catálogo da Biblioteca).

No ano de 2013, a 13 de maio, inaugurou-se o atual Polo de Quarteira, na antiga sede da Junta de Freguesia. O fundo documental do Polo é composto por 8 mil livros e 1100 CDs e DVDs e divide-se nas seguintes áreas: área infantojuvenil, receção, 5 mesas com computadores com ligação à internet, espaço para leitura de periódicos (jornais e revistas), área audiovisual e área adulto.

O Polo da Biblioteca em Alte está integrado no edifício que também alberga o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte. Inaugurado a 12 de fevereiro de 2020, agrega os seguintes espaços: leitura e consulta, área de periódicos, área audiovisual, área adulto e área infantojuvenil.

A Biblioteca Municipal de Loulé, que é associada da UNESCO, faz parte das seguintes redes: Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, Rede Intermunicipal daas Bibliotecas do Algarve e Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé.

Atualmente, a Biblioteca Municipal de Loulé tem, no seu fundo documental, uns orgulhosos 107 mil livros que se encontram à disposição de todos e de todas.

JULHO 2024

Artigos dos membros da BIBAL