COVID-19: COMO SE ADAPTAM AS BIBLIOTECAS DO ALGARVE

Maria Margarida Vargues (Biblioteca da Universidade do Algarve)
Cláudia Matos (Biblioteca Municipal António Ramos Rosa- Faro)

A atual conjuntura que vivemos, devido à Pandemia por COVID-19, fomentou, na generalidade por força das circunstâncias, a adoção de práticas de teletrabalho, em muitas atividades. Quando cada vez mais se reconhecia a importância das novas tecnologias na sociedade, o seu papel foi reforçado face à nova realidade, que todos vivemos. 

As Bibliotecas, enquanto organizações dinâmicas, procuram adaptar--se a este novo contexto, com o apoio das soluções e plataformas, que desempenham um papel importante na difusão e disseminação da informação, contribuindo para a divulgação dos serviços das bibliotecas através de soluções como o Facebook, Instagram, repositórios, blogues, portais, entre outros recursos online. Parte das suas atividades, habitualmente, oferecidas presencialmente, são disponibilizados através de teletrabalho, garantindo os serviços aos seus utilizadores.

As bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) (https://amal.pt/atividades/protocolos-e-parcerias/bibal-rede-de-bibliotecas-do-algarve) estão encerradas ao público, no entanto, em alternativa muitas oferecem serviços à distância, possibilitados pelas redes de comunicação dos quais se destacam: as horas do conto, sugestões de leitura, formação, divulgação de conteúdos informativos fidedignos (e-books, sites, notícias, etc.), que contribuem para amenizar a impossibilidade dos leitores se deslocarem pessoalmente. Os utilizadores poderão consultar a página da Internet e a presença nas redes sociais de cada biblioteca, para ficarem a par das várias atividades disponíveis. Também a Direção Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/Paginas/default.aspx)  através do seu site divulga serviços e iniciativas de muitas bibliotecas em todo o País que poderá consultar (//flipboard.com/@RNBP_DGLAB">https://flipboard.com/@RNBP_DGLAB>).

O empréstimo dos documentos que estavam na posse dos leitores, quando as bibliotecas foram imprevisivelmente encerradas, prolongar-se-á até à sua reabertura. Com a previsão do levantamento do estado de emergência as bibliotecas públicas, e da Universidade do Algarve, estudam formas de prestar mais serviços e a reabertura, tendo em conta as medidas de contenção. Novos empréstimos, em geral não estão previstos, apenas são possíveis para leitores inscritos na Biblioteca Municipal de Lagoa, e Loulé mediante contacto prévio, por telefone ou por correio eletrónico. Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, a Biblioteca Municipal de Lagos e de S. Brás disponibilizam para este dia o serviço de empréstimo, com alguns condicionalismos. Uma série de iniciativas decorrem neste dia potencializando as oportunidades que as redes sociais oferecem. 

Nestes tempos insólitos, as Bibliotecas adaptam-se e continuam disponíveis para os seus utilizadores, oferecendo serviços, disponibilizando recursos e competências, e estando presentes … “à distância”.

Até breve na Biblioteca mais perto de si.
Fique em casa pela sua saúde e pela saúde de todos.

Abril 2020

Artigos dos membros da BIBAL